quinta-feira, 16 de junho de 2011

VELÓRIO DE PRETA LEVOU MULTIDÃO À CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ DE SALINAS

Faleceu no último dia 30 de maio, às 7:00 horas da manhã, na Santa Casa de Montes Claros, a Ex-Prefeita de Santa Cruz de Salinas, Maria Benilde de Oliveira, conhecida popularmente como PRETA.

Preta foi um exemplo de mulher batalhadora, dinâmica e destemida, que fez história no nosso município.

Filha do Sr. Zuza e dona Ana, começou sua vida política com Presidente da Associação de Moradores do Distrito de Santa Cruz de Salinas, e como tal, fundou uma Creche que ajudou muito na nutrição das crianças pobres da Vila de Santa Cruz.

Como vereadora, cujo mandato exerceu por duas vezes, construiu o Mercado Municipal de Santa Cruz, as Escolas de Sumidouro, Santo Antônio, Pedra Redonda e várias outras. Também construiu, através da Associação, as barragens da Pedra Redonda.

Como vereadora, conseguiu, pessoalmente com o Governador Newton Cardoso, a primeira ambulância para o distrito de Santa Cruz de Salinas. Sempre trazia ferramentas, sementes e agasalhos para a população carente do distrito.

Foi a primeira mulher a assumir a Presidência da Câmara Municipal de Salinas.

Preta, com os convêncios que conseguiu com a Policlíca de Salinas, acabou com a mortalidade infantil de Santa Cruz. Sua casa em Salinas transformou-se numa extensão das casas das mulheres grávidas de Santa Cruz, que eram conduzidas para fazer o pré-natal e para ganharem as crianças em Salinas. Com essa iniciativa de Preta, acabou-se o mal de sete dias na região de Santa Cruz, que tirava a vida de tantas criançinhas que nasciam sem nenhuma assistência médica.

Preta participou ativamente da emancipação de Santa Cruz de Salinas com os outros dois vereadores do distrito, Silvano e Zé Moreno, juntamente com Venilton Henriques, que instalou a Comissão de Emancipação e trabalhou ostencivamente com os três vereadores.

Com a morte de Zé Moreno em 2003, Preta, que era Vice-Prefeita, assumiu o comando do município e foi Prefeita de Santa Cruz de Salinas até 31 de dezembro de 2004.

Tentou a reeleição em 2004 e perdeu por 19 votos. Tentou em 2008 e foi derrotada novamente. Saiu pobre da vida política, nunca utilizou de recursos públicos para investir em campanhas, nem para adquirir bens particulares quando esteve no comando do município. Para Preta o que é público é do povo, ela sempre agiu e nos deu prova que utilizou o dinheiro público com a saúde, com a educação, com as estradas, com o desenvolvimento… e não para o seu próprio enriquecimento.

Tantas palavras bonitas e tantos elogios, comprovaram perante todos a grande mulher e grande política que Preta foi no nosso município e que jamais será esquecida por todos.

  Prefeitura Municipal de Santa Cruz de Salinas 2021-2024 29 de abril às 19:13 O prefeito atento às demandas do Município reuniu-se hoje com...