domingo, 18 de setembro de 2011

PEQUENOS EMPREENDEDORES DE SANTA CRUZ DE SALINAS PARTICIPAM DE FEIRA EM MONTES CLAROS

I Feira da Economia Popular Solidária começa quinta-feira
setembro 13, 2011
Por: Luís Alberto Caldeira
Montes Claros sedia de quinta-feira a sábado, dias 15, 16, 17 de setembro, na Praça de Esportes, a I Feira da Economia Popular Solidária do Norte de Minas. A iniciativa é da Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego, com apoio da Prefeitura de Montes Claros (www.montesclaros.mg.gov.br). O termo de compromisso para sua realização foi firmado entre o prefeito Luiz Tadeu Leite e o secretário Carlos Pimenta em reunião no mês de julho/2011. A Associação de Promoção e Ação Social (APAS) é parceira e mostrará a produção dos seus centros de convivência.
O objetivo é abrir novos espaços de comercialização para a produção de trabalhadores e de produtores informais, possibilitando novos negócios e incrementando a geração de empregose renda na região. “É um trabalho conjunto com as prefeituras, para que a gente possa dar visibilidade a artesãos, produtores e beneficiadores de alimentos,que muitas vezes não têm sua formalidade no mercado de trabalho. Eles são importantes para a economia, mas não têm oportunidade de expor seus produtos e serviços”, disse Pimenta, na oportunidade.
São aguardados em torno de 100 expositores da região; além de Montes Claros, dos municípios de Bocaiuva, Buritizeiro, Capitão Enéas, Chapada Gaúcha, Claro dos Poções, Grão Mogol, Ibiaí, Itacambira, Januária, Japonvar, Lontra, Mirabela, Pirapora, Porteirinha, Santa Cruz de Salinas, São Francisco, São João da Ponte e Ubaí.
BIODIVERSIDADE – Gabriel Barros de Brito, presidente do Conselho Municipal de Economia Popular Solidária vinculadoà Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, acrescenta que a feira promove uma integração da biodiversidade cultural e econômica da região. “Entreos segmentos, destacamos o artesanato, confecção, reciclagem, fitoterápicos ,remédios caseiros, comidas típicas, limpeza e higiene, apresentando à sociedade uma alternativa de produção, de práticas de comércio justo e de consumo, apartir dos princípios e valores da economia solidária que por si apresenta propostas de inclusão social e produtiva, fomentadas por políticas públicas”, explica.
SHOWS – Além da exposição deprodutos e vendas diretas ao consumidor, a Feira da Economia Popular Solidári aterá praça de alimentação e shows musicais promovidos pela Secretaria Municipal de Cultura. No dia 15, Júnior Sareva é a atração; dia 16, Chicão e banda; e dia17, Rayedson e Cia. A abertura oficial do evento será na quinta-feira às 19 horas.
AGENDA – Outras cidades de Minas Gerais também recebem o evento. Depois de Montes Claros, a feira, que já passou por Uberlândia, Paracatu e Lavras, segue para Araçuaí (21 a 23/09); Teófilo Otoni (07 a 09/10); Juiz de Fora (14 a 16/10); Alfenas (20 a 22/10); Janaúba (03 a 05/11); Governador Valadares (10 a 12/11); Almenara (17 a 19/11); com encerramento em Belo Horizonte (07 a 10/12).

  Prefeitura Municipal de Santa Cruz de Salinas 2021-2024 29 de abril às 19:13 O prefeito atento às demandas do Município reuniu-se hoje com...