sábado, 5 de maio de 2012

UMA INFÂNCIA SEM SONHOS




Uma infância sem sonhos

03/04/2012 - 18h38m
Samuel Nunes
Repórter
A vida às vezes reserva situações desafiadoras para alguns de nós. Uns desanimam frente a esses desafios, outros os enfrentam com determinação e ousadia.
A edição desta quarta-feira de O Norte traz uma dessas histórias, que, mesmo a despeito do sofrimento, nos emociona pela fé, perseverança e, sobretudo, amor incondicional de uma mãe para com o filho. Estamos falando da história do pequeno Carlos Daniel, de 7 anos de idade, que pesa 8 kg e mede cerca de 0,90 cm - altura e peso baixíssimos para a idade -, e que até hoje não experimentou a alegria de saborear um doce, uma fruta, ou qualquer outro alimento sólido.


Sem condições de se alimentar e sofrendo com a paralisia irreversível e extrema desnutrição, o pequeno Carlos Daniel precisa de ajuda para sobreviver


A mãe Renailda de Jesus, 24 anos, dona de casa, casou-se aos 16 anos com Manoelzito Ribeiro de Araújo, trabalhador rural e logo engravidou. Como toda mãe, Rena, como é chamada pelos amigos, esperava que o filho nascesse saudável, mas, infelizmente, por dificuldades na hora do parto, realizado no hospital de Salinas, o pequeno Daniel sofreu uma paralisia cerebral e até hoje não conseguiu se desenvolver.
Se ser mãe aos 17 anos já era desafiador, cuidar do bebê se tornou uma batalha. Isso porque, devido ao quadro clínico irreversível, desde os primeiros meses de vida Daniel se alimenta de dieta especial exclusivamente por sonda nasoentérica (introduzida através do nariz e passada pelo esôfago e estômago até o trato intestinal).
Moradores da comunidade rural de Catuni, município de Santa Cruz de Salinas, Norte de Minas Gerais, Renailda e o esposo têm dedicado carinho e atenção em tempo integral à criança e, apesar da falta de condições para criar o filho, a jovem mãe diz que viu no desafio a oportunidade de amadurecimento.
Na noite da última segunda-feira, a reportagem de O Norte visitou mãe e filho em uma casa de apoio mantida pela secretaria municipal de Saúde de Santa Cruz de Salinas, no bairro Santa Rita, em Montes Claros e viu de perto, a experiência marcante Rena e o sofrimento do pequeno Daniel. Impossível não se render à emoção ao ouvir a jovem falar de sua batalha, enquanto Daniel agoniza, possivelmente pela dor de dente que o incomoda – os dentes do pequeno estão na raiz, devido ao excesso de medicamento e da falta de acompanhamento profissional.
Apesar da situação, Rena em nenhum momento demonstra impaciência ou reclama da sorte. Ao contrário, ela é amorosa e atenciosa com o filho o tempo todo.

Cirurgia
Rena está em Montes Claros desde a semana passada. Depois de anos de tentativa, ela finalmente trouxe o filho para ser submetido a uma cirurgia, trocando a sonda nasoentérica por uma sonda gástrica - colocada do umbigo direto ao intestino -, amenizando o sofrimento do garoto para se alimentar, uma vez que pelo nariz era extremamente incômodo.
Mesmo acanhada, Rena conversou com a reportagem e se emociona ao confidenciar que o que mais lhe dói é ver seu pequeno Carlos Daniel sofrer por preconceito.
- Não bastasse a luta para sobreviver, sempre que estou em algum lugar onde têm outras mães com seus filhos, vejo que ignoram a até evitam se aproximar do meu filho, como se ele tivesse uma doença contagiosa. Isso é covardia - lamenta, em lágrimas.
Mesmo recebendo ajuda do município, a família do Carlos Daniel passa por dificuldades, por isso Renilda de Jesus faz um apelo para os leitores do O Norte, para que possam fazer doações de leite Pré Nutrien Junior Nestlé ou PediaSure Abbott, Mucilon de arroz ou milho, suco natural de frutas, única dieta indicada à criança; de fraldas tamanho M ou G, e também roupas e alimentos não perecíveis para os pais do menino, que também vivem em condições precárias.
- Também preciso de um dentista especialista em tratamento para crianças, pois meu filho chora muito e imagino que seja dor de dente, e de uma cadeira de roda adaptada, que amenizaria muito nosso sofrimento - completa.
Interessados em contribuir com Renilda de Jesus e o pequeno Carlos Daniel podem enviar doações para a redação do jornal O Norte: Rua Lírio Brant, 787, bairro Melo – Montes Claros. Contatos podem ser feitos também pelos os telefones: (38) 9190-2693 ou 9861-3930.

Reportagem de "O NORTE DE MINAS" -http://www.onorte.net/noticias.php?id=37751

  Prefeitura Municipal de Santa Cruz de Salinas 2021-2024 29 de abril às 19:13 O prefeito atento às demandas do Município reuniu-se hoje com...