sexta-feira, 22 de junho de 2012

XX FEJUNSANC - TEVE INÍCIO

Mesmo após a operação MÁSCARA DA SANIDADE, com a prisão do irmão do prefeito Albertino, o vereador Manoel Teixeira da Cruz, da Secretaria de Administração, Edaise e da ex-Secretaria de Educalção Edinete, a XX FEJUNSANC teve início neste momento, com uma quadrilha infantil.
As bandas começaram a chegar hoje à tarde.




MÁSCARA DA SANIDADE

O nome Máscara da Sanidade é referência ao primeiro estudo sobre sociopatas publicado em 1941, com o livro “The Mask of Sanity”, de autoria do psiquiatra norte-americano

Hervey Cleckley.

Um esquema de fraudes em 36 prefeituras do Norte de minas terminou, ontem, com a prisão de 16 investigados pela operação Máscara da Sanidade, da Polícia Federal. Entre os detidos estão seis secretários municipais, servidores públicos e empresários do ramo de construção civil, além de um vereador de Santa Cruz de Salinas.

De acordo com a PF, no entanto, o esquema é ainda mais complexo. Pelo menos dez prefeitos, que tiveram participação direta em processos de licitação fraudulentos, continuam sob investigação e podem ser presos.
A quadrilha usava três empreiteiras, que atuavam há pelo menos 20 anos na região e fraudavam as contratações. Segundo o delegado Eduardo Maurício de Araújo, as empresas eram ligadas aos mesmos sócios.

“Em alguns casos, os acertos eram feitos diretamente com os prefeitos, para que as empresas fossem vencedoras na licitação. Em outras situações, elas emitiam notas fiscais de serviços que eram realizados pela própria prefeitura. O recurso público era dividido entre os envolvidos no esquema”, informou.
Em algumas concorrências, a quadrilha apresentava várias firmas laranjas de mesmo dono. As investigações começaram há seis meses, sendo que, nos últimos dois, foram quebrados os sigilos telefônicos dos investigados. Em uma das gravações, um prefeito, que não foi identificado pela PF, pede a um funcionário para “sumir” com documentos.

Segundo o Ministério Público Estadual, os contratos suspeitos tratavam de construção de pontes e postos de saúde, calçamento urbano e coleta de lixo.



  Prefeitura Municipal de Santa Cruz de Salinas 2021-2024 29 de abril às 19:13 O prefeito atento às demandas do Município reuniu-se hoje com...