quinta-feira, 30 de maio de 2013

NEGADO HABEAS CORPUS PARA O EX-PREFEITO DE SANTA CRUZ DE SALINAS, ALBERTINO TEIXEIRA DA CRUZ, SUA ESPOSA MARILDA ALVES CARDOSO, SEU IRMÃO, O VEREADOR MANOEL TEIXEIRA DA CRUZ E O EX-SECRETÁRIO DE FINANÇAS CLÁUDIO MARCIO DAMASCENA SANTOS.



Conforme consta no site do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, quatro integrantes da Quadrilha Criminosa que atuava em Santa Cruz de Salinas entraram com pedidos de Habeas Corpus e tiveram os pedidos negados. Albertino, Marilda, Manoel e Claudinho continuarão presos em estabelecimentos prisionais de Montes Claros. Quanto a Edaise e Evandro, não consta nenhum pedido. http://www4.tjmg.jus.br/juridico/sf/proc_resultado2.jsp?listaProcessos=10000130352677000&comrCodigo=24&numero=20
O INÍCIO DE TUDO

 Em 2008, vários cidadãos residentes no município de Santa Cruz de Salinas, fartos de testemunharem tantos desvios, desmandos e impunidade, com a colaboração do “empreiteiro arrependido” Jair Neres Xavier, resolveram denunciar a trama arquitetada pelo então prefeito Albertino Teixeira da Cruz, no sentido de apropriar-se de recursos municipais, por meio de toda sorte de fraudes.

Os cidadãos apresentaram 6 denúncias que foram investigadas pelos promotores Dr. Paulo Márcio da Silva e Dr. Guilherme Fernandez Silva e sua equipe e pela Polícia Federal.

Após longa investigação, a promotoria ofereceu a primeira denúncia, acatada pela Juíza de Direito da Comarca de Salinas, Dra. Roberta Alcântara,que resultou na operação “Máscara da Sanidade”  que prendeu dia 21 de junho de 2012, Manoel, Edaise e Edineti  e mais 13 pessoas, de outros municípios.
A segunda denúncia, a promotoria ofereceu dia 18 de abril de 2013, foi acatada pela Juíza de Direito da Comarca de Salinas Dra. Aline Martins Stolanov de Campos e resultou na operação “Novos Caminhos” que prendeu dia 09 de maio de 2013 seis pessoas: O Ex-Prefeito Albertino Teixeira da Cruz, sua esposa  Marilda Alves Cardoso, seu irmão e vereador Manoel Teixeira da Cruz, o Ex-Secretário de Finanças Cláudio Marcio Damascena Santos, a Ex-Secretária de Administração Edaise Luciana Rodrigues Chaves e o Empresário Evandro Leite Garcia.
Destacamos abaixo alguns trechos da denúncia oferecida pelos promotores:

0010319-75.2013 PAG 4








A população de Santa Cruz de Salinas sempre soube tudo de errado que o Ex-Prefeito Albertino andava aprontando no comando na prefeitura. Júnior, quando se demitiu do cargo de Secretário de Finanças, declarou as falcatruas abertamente, na Câmara, e solicitou à sua irmã que caísse fora...
O CD gravado às escondida de Edineti falando com Tânia que tudo estava errado e que ela não queria ir parar na cadeia, foi ouvido por todos...
Duas CPIs foram instaladas na Câmara para apurar as denúncias e foram abafadas pelo irmão do prefeito e seus correligionários. Nos  documentos apresentados pelo vereador Osmarinho, a verdade era evidente para todos. Grande parte da população nunca acreditou que houvesse punição. Os “bajuladores” falavam que tudo não passava de picuinha e perseguição dos denunciantes, como ainda andam falando...
Muitos melhoraram de vida ilicitamente, mas o que houve mesmo, na maioria esmagadora, é que o  grande beneficiário de tudo foi o Ex-Prefeito Albertino e seu irmão Manelão.
A maioria participou pelo cargo, pelo emprego, mas todos ajudaram ao ex-prefeito comprar tantas fazendas, tantas casas, tantos carros, tanto gado e a desfazer de tanta gente, de abusar, rir na cara, gozar e perseguir quem não “lia na sua cartilha”. Era o regime do coronelismo que estava implantado em Santa Cruz e queria se perpetuar no governo, e por pouco não conseguiu. O seu próprio irmão e principal colaborador foi eleito vereador, mesmo trancado na cadeia. E quando voltou de lá ainda orquestrou na Câmara a aprovação das contas fraudulentas de 2011 de seu irmão, com a colaboração de outros vereadores que preferiram fechar os olhos. Mesmo tendo nas mãos as provas das fraudes, aprovaram mais uma roubalheira do ex-prefeito. E o pior de tudo, permitiram que o próprio irmão participasse da votação, o que, pela legislação, é totalmente ilegal.
0010319-75.22013  PAG 14

5 comentários:

  1. Fico indignada com tudo que li,eles foram eleitos para fazer melhorias para todos,tem um posto de saúde no santo Antônio que na maioria das vezes não funciona,a situação da água nas torneiras de Santo Antônio é precária,as estradas de Santa Cruz a Santo Antônio é de da medo de tao precária,meu irmão sofre muito com o problema mental e não tem médico para atende lo,a maioria que trabalha na área da saúde não tem força de vontade,muito dificil conseguir uma anbulancia para levar meu irmão no médico,quando vou na minha mãe só passo raiva com a falta de vontade das pessoas que trabalha na área de saúde só de ver o estado que meu irmão vive,é obrigação da prefeituras buscar verbas e atender a população naquilo que elas mais precisam,,,,agora entendi o motivo de total descaso por parte da prefeitura dai,fiquei assustada e querendo entender como que alguns veriadores e seus familiares mudaram de vida tao rapido,pessoas que não tinham quase nada e quando fui em minas pude observar algumas pessoas circulando de caminhonetona e outros carros caros,se ai o salário é baixo,aqui no estado de SP as pessoas ganham bem mais e não consegue chegar ao patamar de muitos ai?é de estranhar mesmo,porque ai não tem outros meios de renda de investimento e produtividade em curto prazo para que o cidadão possa ficar rico muito rápido, estou horrorizada com tudo isto!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Certamente se o sinhor vece o q eu veju todo dia chegaria a mai provas. fica de olho na familia que chegar as provas. vejo eles saindo todo dia de noiti,de olho nas visitas q ese corrupto ta recebeno.fiqui eperto ele tao tentando esconder a coisas aq.as prova, ele ta mandano de la de dentro,a familia faze aqui de fora. de olho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. coiza esta do mesmo geito..do q adeanta elei ta lá ce tem quem faz aqui pra ele,ta comandando do mes geito. e embaixo do nariz de vcz.se ta preso pra n atrapalha a investiçao di nade adianta.n deveria recever visita nao.como c\ompetente sei q o senhr vai correr atra diso! assim eu espero. ta tudo igual

      Excluir
  3. NICLEI ALVES NUNES, 33 ANOS, BRASILEIRO, CASADO, NATURAL DE SALINAS/MG PORTADOR DO RG: MG-10.152.896 SSP/MG E CPF: 043.502.496-56. PAI DE DOIS FILHOS, RESIDENTE E DOMICILIADO NA RUA CONEGUNDES MARCELINO, 02 – CENTRO – SANTA CRUZ DE SALINAS/MG

    Ingressei no serviço público municipal em fevereiro de 2001 como Secretário Escolar da Escola Municipal de Água Boa do Município de Santa Cruz de Salinas/MG. Desde então sempre procurei exercer as minhas funções de maneira coerente e transparente com o maior compromisso, empenho e dedicação. Em outubro do mesmo ano fui transferido para a Secretaria Municipal de Saúde. Em 13 de fevereiro de 2008 tomei posse como Oficial Administrativo através de concurso público da Prefeitura Municipal de Santa Cruz de Salinas/MG.
    Na administração do então prefeito eleito para o pleito de 2005 a 2008, Albertino Teixeira da Cruz fui nomeado Membro Titular da Comissão Permanente de Licitação. Não concordando com o que consta nos autos do processo, quando diz que participava da comissão simplesmente para garantir o emprego e o salário, o que não é verdade, pois, o meu serviço é fruto da minha responsabilidade, capacidade e por desempenhar na gestão anterior muito bem as minhas funções, o que pode ser comprovado junto aos meus colegas de trabalho, meus superiores e todos que me conhece.
    Referente às licitações na verdade, não recebi nenhuma capacitação para a função, sendo responsável apenas de conferir junto com os demais membros os documentos dos participantes das mesmas, sem ter nenhum conhecimento de qualquer irregularidade, pois, os documentos que eram analisados, talvez pela falta de capacitação não vissem neles qualquer indicio de não conforme. E todas as vezes que eu questionava a então presidente da comissão sobre o processo sempre falava que o mesmo estava correto. Nunca tive conhecimento que os processos eram forjados, e se soubesse jamais aceitaria participar dos mesmos. Nunca e em nenhum momento dificultei ou impedir a investigação dos fatos, por meio de intimidação de testemunhas e perseguição de servidores públicos como consta nos autos, dos quais só agora tomei conhecimento. Nunca e em nenhum momento recebi qualquer valor ilícito, o que fica evidente por minha condição financeira e minhas contas bancárias.
    Por estas verdades, me considero inocente de todas as acusações a mim referidas

    ResponderExcluir
  4. NICLEI ALVES NUNES, 33 ANOS, BRASILEIRO, CASADO, NATURAL DE SALINAS/MG PORTADOR DO RG: MG-10.152.896 SSP/MG E CPF: 043.502.496-56. PAI DE DOIS FILHOS, RESIDENTE E DOMICILIADO NA RUA CONEGUNDES MARCELINO, 02 – CENTRO – SANTA CRUZ DE SALINAS/MG

    Ingressei no serviço público municipal em fevereiro de 2001 como Secretário Escolar da Escola Municipal de Água Boa do Município de Santa Cruz de Salinas/MG. Desde então sempre procurei exercer as minhas funções de maneira coerente e transparente com o maior compromisso, empenho e dedicação. Em outubro do mesmo ano fui transferido para a Secretaria Municipal de Saúde. Em 13 de fevereiro de 2008 tomei posse como Oficial Administrativo através de concurso público da Prefeitura Municipal de Santa Cruz de Salinas/MG.
    Na administração do então prefeito eleito para o pleito de 2005 a 2008, Albertino Teixeira da Cruz fui nomeado Membro Titular da Comissão Permanente de Licitação. Não concordando com o que consta nos autos, quando diz que participava da comissão simplesmente para garantir o emprego e o salário, o que não é verdade, pois, o meu serviço é fruto da minha responsabilidade, capacidade e por desempenhar na gestão anterior muito bem as minhas funções, o que pode ser comprovado junto aos meus colegas de trabalho, meus superiores e todos que me conhece.
    Referente às licitações na verdade, não recebi nenhuma capacitação para a função, sendo responsável apenas de conferir junto com os demais membros os documentos dos participantes das mesmas, sem ter nenhum conhecimento de qualquer irregularidade, pois, os documentos que eram analisados, talvez pela falta de capacitação não vissem neles qualquer indicio de não conforme. E todas as vezes que eu questionava a então presidente da comissão sobre o processo sempre falava que o mesmo estava correto. Nunca tive conhecimento que os processos eram forjados, e se soubesse jamais aceitaria participar dos mesmos. Nunca e em nenhum momento dificultei ou impedir a investigação dos fatos, por meio de intimidação de testemunhas e perseguição de servidores públicos como consta nos autos, dos quais só agora tomei conhecimento. Nunca e em nenhum momento recebi qualquer valor ilícito, o que fica evidente por minha condição financeira e minhas contas bancárias.
    Por estas verdades, me considero inocente de todas as acusações a mim referidas.

    ResponderExcluir

  Prefeitura Municipal de Santa Cruz de Salinas 2021-2024 29 de abril às 19:13 O prefeito atento às demandas do Município reuniu-se hoje com...