domingo, 25 de agosto de 2013

SEST/SENAT DÁ CURSO DE TRANSPORTE ESCOLAR PARA MOTORISTAS EM SANTA CRUZ DE SALINAS

 A Prefeitura Municipal de Santa Cruz de Salinas viabilizou a vinda do Curso de Transporte Escolar para a cidade.
Desde quarta feira, 21 de agosto, está sendo ministrado o curso com 10 aulas diárias e o mesmo, num total de 50 horas, encerrou neste domingo à tarde.
Participaram do curso, 21 alunos, entre servidores da Prefeitura de Santa Cruz, motoristas das empresas terceirizadas, particulares e 6 motoristas da Prefeitura de Comercinho, que se deslocaram todos os dias até Santa Cruz para participarem do curso.








206 médicos cubanos desembarcaram no Brasil neste sábado



Neste domingo, 194 chegaram; eles vão atuar em 701 municípios carentes.
Médicos farão curso e em 16 de setembro viajam para as cidades.

Duzentos e seis médicos cubanos desembarcaram neste sábado (24) no Brasil. Eles vão atuar na primeira etapa do programa Mais Médicos.
Os médicos saíram de Havana, capital de Cuba, em um voo fretado e fizeram escala no Aeroporto Internacional Gilberto Freire, em Recife. Por volta das 18h, eles desembarcaram no Aeroporto Internacional Kubitschek, em Brasília. Neste domingo (25), o restante do grupo, 194 médicos, desembarcaram em Fortaleza, Recife e Salvador.
Os 400 médicos vão participar, ao longo de três semanas, de curso de avaliação sobre saúde pública brasileira e língua portuguesa ao lado dos demais médicos estrangeiros e brasileiros formados no exterior.
Após aprovação no curso, em 16 de setembro, os médicos cubanos serão encaminhados para atender a população em 701 municípios, a maioria no Nordeste e Norte do país, que não foram selecionados por nenhum médico brasileiro ou estrangeiro na primeira etapa de inscrições do Mais Médicos e têm baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Os cubanos, assim como os demais estrangeiros, terão autorização especial para trabalhar exclusivamente dedicados à atenção básica de saúde por três anos.
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, 86% dos médicos cubanos já participaram de missões internacionais sendo que 42% deles já atuaram em pelo menos dois países dos 58 com que Cuba estabeleceu parcerias.  Ainda de acordo com o ministério, 84% dos médicos que vêm ao país, têm mais de 16 anos de experiência em medicina.
Padilha afirmou que as pessoas que questionam o convênio para trazer médicos cubanos ao país devem "pensar" nos milhões de brasileiros que serão atendidos por esses médicos.
"Peço que as pessoas que falam isso pensem nos mais de 700 municípios que não têm nenhum médico, pensem nos milhões de brasileiros que serão atendidos por esse profissional médico. Pensem nas milhares de pessoas do mundo inteiro que já foram atendidos por  profissionais como esse. Acho que tem que pensar nisso em primeiro lugar. O Ministério da Saúde coloca em primeiro lugar isso: atender à população que não tem médico no seu município", disse.
Para trazer 4 mil médicos cubanos até o final do ano, o governo brasileiro vai pagar, até fevereiro de 2014, R$ 511 milhões à  Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), que repassará o dinheiro ao governo de Cuba. No caso de outros médicos estrangeiros (e dos brasileiros), o pagamento da remuneração de R$ 10 mil mensais será feito pelo governo federal diretamente aos médicos. A suspeita é de que os cubanos receberão uma remuneração menor que os demais médicos porque parte dos recursos seriam retidos pelo governo cubano

  Prefeitura Municipal de Santa Cruz de Salinas 2021-2024 29 de abril às 19:13 O prefeito atento às demandas do Município reuniu-se hoje com...