terça-feira, 24 de setembro de 2013

MAIS UM ÔNIBUS ESCOLAR



O Município de Santa Cruz de Salinas será  contemplado com a entrega de mais um  ônibus para o transporte escolar.



Esta é mais uma ação visando a qualidade da educação, conforto e segurança dos alunos.
A cerimônia oficial de entrega será no dia 03 de outubro de 2013 (quinta-feira), às 15h, na Praça Cívica da Cidade Administrativa.


Abaixo, os municípios beneficiados:


Águas Vermelhas
Berizal
Catuti
Curral de Dentro
Fruta de Leite
Ibiracatu
Jequitaí
Joaquim Felício
Pai Pedro
Pedras de Maria da Cruz
Riachinho
Riacho dos Machados
Rio Pardo de Minas
Santa Cruz de Salinas
São João do Paraíso
Urucuia
Várzea da Palma

PREFEITO ILTIM RECEBE DIRETORIA DO SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNIPAIS DE SANTA CRUZ DE SALINAS EM SEU GABINETE

 
 
 
 
 
 
 
 
 


AMAMS REUNE PREFEITOS EM RUBELITA PARA COBRAR DO GOVERNO AÇÕES CONTRA A SECA QUE ASSOLA A REGIÃO


 Prefeitos do Alto Rio Pardo denunciaram na reunião descentralizada da Associação dos Municípios da Área Mineira Sudene (AMAMS) nessa terça-feira 17/09, em Rubelita, atraso e burocracia no atendimento aos municípios do Norte de Minas através do programa Água para Todos, na liberação de caixas d’água e cisternas.

A diretoria da AMAMS procurou os dirigentes dos órgãos das duas esferas, Departamento Nacional de Obras Contra Seca (DNOCS), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Paranaiba (Codevasf) e Instituto de Desenvolvimento do Nordeste (Idene) em favor deste pleito para cobrar celeridade no atendimento aos municípios.

O presidente da AMAMS e prefeito de Mirabela, Carlúcio Mendes Leite, disse que do jeito que o Programa Água para Todos está sendo deslanchado na região tem que mudar o nome de Água para Alguns.

Em junho deste ano, o Ministério da Integração Nacional celebrou acordo de cooperação técnica com o Governo de Minas Gerais para a implantação de 12 mil cisternas de polietileno no estado. A ação faz parte do Programa Água para Todos, que visa universalizar o acesso à água para as comunidades rurais dispersas do semiárido.

De acordo com a assessoria do Ministério da Integração Nacional, mais de 19 mil reservatórios já foram instalados para atender a população do norte mineiro. Entretanto, os prefeitos reclamam que ainda faltam mais alguns municípios e comunidades a serem atendidos.

O prefeito de Rubelita, Inael Murta, disse que até o momento só recebeu promessa por parte do governo e nada das caixas d’água e cisternas. “O meu município tem uma extensão longa e com problemas de um município grande sofre com a seca. Estou cansado de procurar os órgãos do Governo para cobrar o atendimento imediato às nossas comunidades e o que escuto é que está chegando. Será que estão esperando que chuva caia para nos atender”?, desabafou.

O prefeito de Fruta de Leite, Nixon Marlon, “O governo promete atendimento, nos convoca para assinarmos convênios no mês 10, quando deveria ser no início do ano, para que os benefícios acontecessem ao longo dos meses de seca”, informa.

Procurado pela reportagem, o diretor do DNOCS, em Minas Gerais, Marcos Câmara, disse que o convênio com o Idene já foi formalizado para a distribuição das 12 mil caixas e que tudo está ocorrendo dentro do que prevê o cronograma de atendimento aos municípios do Grande Norte de Minas.

Procurado pelo presidente da AMAMS, Carlúcio Mendes, para esclarecer sobre ao traso na distribuição das cisternas, a assessoria da Sedvan/Idene informou que: “o atraso na execução das Cisternas de Polietileno, na região de Salinas é decorrente da complexidade da concepção do projeto pelo DNOCS, cuja solução já está sendo providenciada, possibilitando, brevemente, o início do cadastramento das famílias e, posteriormente a instalação das cisternas nos respectivos municípios”.

ENTENDA O PROGRAMA
O Programa Água para Todos é coordenado pelo Ministério da Integração Nacional e faz parte do Plano Brasil Sem Miséria. O objetivo é, até 2014, levar água para 750 mil famílias, principalmente do semiárido brasileiro; Criado para universalizar o acesso de água a populações carentes residentes em comunidades rurais, além de oferecer água para o consumo animal por meio de tecnologias diferenciadas. Conta com apoio dos Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), do Ministério do Meio Ambiente (MMA), da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), do Banco do Nordeste (BNB), da Fundação Banco do Brasil (FBB), da Codevasf e dos Estados.

COMO PARTICIPAR
Os municípios do semiárido brasileiro que possuem moradores em situação de extrema pobreza cadastradas no CADÚnico do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome tem sua inserção automática no Água para Todos. A participação das cidades que não fazem parte do semiárido brasileiro são analisadas pelo Comitê Gestor do programa, que analisa sua expansão do programa para outras localidades.

ASCOM/AMAMS – Montes Claros, 18 de setembro 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

  Prefeitura Municipal de Santa Cruz de Salinas 2021-2024 29 de abril às 19:13 O prefeito atento às demandas do Município reuniu-se hoje com...