domingo, 22 de dezembro de 2013

Santa Cruz de Salinas receberá 376 cisternas do Programa Água para Todos



 O Ministério da Integração Nacional celebrou acordo de cooperação técnica com o Governo de Minas Gerais para a implantação de 10 mil cisternas de polietileno no estado. A ação faz parte do Programa Água para Todos, que visa universalizar o acesso à água para as comunidades rurais dispersas do semiárido.
O acordo estabelece a realização de trabalhos integrados entre o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) - órgão vinculado ao Ministério da Integração Nacional - e o Governo de Minas Gerais para implantação das cisternas.
As cisternas de polietileno armazenam até 16 mil litros de água, captada por meio de calhas instaladas nos telhados das casas, nos períodos de chuva. A tecnologia utilizada permite que a água armazenada nas cisternas esteja apta para consumo humano. "O Programa Água para Todos está, a cada dia, ampliando o acesso à água das populações mais carentes no Brasil. Uma ação coordenada entre os diferentes entes governamentais e sociedade civil que trata o problema com novas tecnologias", afirma Sérgio Castro, secretário de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional.
Trabalho social - Foram liberados mais R$ 800 mil para custear o trabalho social realizado pelo Programa Água para Todos, em Minas Gerais, desde 2012. Com esse aporte, o volume de recursos para ações de cadastramento e capacitação das famílias em relação ao uso das cisternas de polietileno já soma R$ 10,2 milhões.
Água para Todos - Criado em 2011, o Programa Água para Todos já instalou 322 mil cisternas no semiárido. A meta é entregar 750 mil até 2014. Também estão sendo implantados kits de irrigação, sistemas de abastecimento de água e barreiros. Coordenada pelo Ministério da Integração Nacional, a estratégia conta com apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Ministério do Meio Ambiente, da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), do Banco do Nordeste (BNB) e da Fundação Banco do Brasil (FBB).







PRODUTORES RURAIS DE SANTA CRUZ DE SALINAS RECEBERÃO 376 CISTERNAS/CAIXAS D`ÁGUA DE POLIETILENO PARA CAPTAÇÃO DE ÁGUA DE CHUVAS

Estiveram em Santa  Cruz de Salinas 3 técnicos da Aponte Datos, empresa que presta serviços para o IDENE, com o objetivo de selecionarem e locarem as caixas d'água de 16 mil litros que os produtores rurais do município receberão para armazenarem água de chuvas.
Os 376 produtores rurais receberão as caixas instaladas, com calhas, tubulação e bomba manual. O treinamento para os selecionados será por região, Após o treinamento e assinatura do contrato as caixas serão instaladas.
As pessoas selecionadas terãao que comparecerem ao treinamento (locais e datas abaixo). Quem não comparecer perderá o direito de receber o benefício, o qual será passado para outros não contempladas mas que comparecerem ao treinamento (capacitação) e estiverem dentro dos critérios do Programa Água Para Todos.
Houve muita gente do município que não quis o benefício ou que não estava presente na propriedade no momento de locação das caixas. Esses podem comparecerem à capacitação e poderão ser beneficiados com as sobras dos que não compareceram.
A prefeitura municipal está dando todo o suporte para a execução do programa.
Técnicos da Aponte Dados: EDILSON, FREDSON e PATRICK


ALGUMAS DAS FAMÍLIAS SELECIONADAS
































































































































































  Prefeitura Municipal de Santa Cruz de Salinas 2021-2024 29 de abril às 19:13 O prefeito atento às demandas do Município reuniu-se hoje com...