domingo, 10 de agosto de 2014

O Ex-Prefeito de Santa Cruz de Salinas. Albertino Teixeira da Cruz e a Ex-Secretária de Administração, Edainse Luciana Rodrigues Chaves, retornam à prisão três dias após terem sido colocados em liberdade

VAMOS RETROAGIR AO PASSADO PARA ENTENDERMOS AS AÇÕES DO PRESENTE


PARA RIR SE NÃO FOSSE O OPOSTO


Aliados de prefeito “seqüestram” documentos que apontam desvio de R$ 70 mil com notas frias
Com informações de Fábio Oliva - Folha do Norte
SANTA CRUZ DE SALINAS  – O assunto não é exatamente novo, mas vale o registro como colaboração do blog ao enriquecimento do folclore político desses nossos sertões. O prefeito deste município, Albertino Teixeira da Cruz (PSDB), foi denunciado ao Ministério Público em Salinas e à Procuradoria Especializada no Combate aos Crimes Praticados por Agentes Políticos Municipais, em Belo Horizonte, pelo suposto uso de notas fiscais frias emitidas por empresa fantasma. 
De acordo com a denúncia, a Comercial Teles Martins Ltda., de Belo Horizonte, teria fornecido notas fiscais falsas no valor de cerca de R$ 70 mil ao prefeito.
A denúncia de que o prefeito Albertino Teixeira da Cruz (PSDB) desviou recursos mediante o uso de notas fiscais frias também foi encaminhada à Câmara Municipal, com pedido de abertura de processo de cassação e criação de Comissão Processante. Os moradores de Santa Cruz de Salinas assistiram a uma cena insólita quando a Câmara marcou a sessão que iria investigar o assunto.
Cerca de 150 pessoas lotaram o plenário da Câmara para assistir à reunião em que seria votado o recebimento da denúncia, que aconteceu no final do mês de março. Quando o secretário da Mesa da Câmara, vereador Osmário Henriques de Souza Filho, dirigia-se ao plenário, ainda no corredor, recebeu empurrão do vereador Manoel Teixeira da Cruz, irmão do prefeito, que lhe arrancou a denúncia e os documentos. A desastrada atitude do irmão do prefeito parecia estar combinado. Para surpresa da população, o presidente da casa, vereador Azevaldo Bispo de Oliveira, logo anunciou que a reunião estava cancelada.
Ao perceber a chegada de uma viatura policial, teve início uma fuga digna de comédia-pastelão. Sob as vaias da platéia, o vereador-presidente Azevaldo Oliveira, a vice-presidente Cida Melis, e o vereador Manoel Teixeira, todos da base de sustentação do prefeito, fugiram num veículo dirigido pelo advogado Manoel Ribeiro. Momentos depois o carro da fuga foi avistado estacionado no trevo de Mirandópolis, distante cerca de 30 Km de Santa Cruz de Salinas, ao lado do carro do prefeito, onde os envolvidos folheavam os documentos.
Notas frias
As notas fiscais encontradas na contabilidade da Prefeitura de Santa Cruz de Salinas foram emitidas em setembro de 2005. Todas são falsas. A empresa Comercial Teles Martins Ltda. foi bloqueada compulsoriamente pela Secretaria de Estado da Fazenda dois anos antes das notas serem emitida, em 28 de novembro de 2003.
Investigações preliminares indicaram que a única autorização para impressão de documentos fiscais (AIDF) expedida para a empresa foi a de número 00021791-2001, em 1º de fevereiro de 2001. Apesar disso, o número da AIDF que consta do rodapé das notas fiscais encontradas na contabilidade da Prefeitura de Santa Cruz de Salinas é diverso daquele expedido pela Secretaria de Estado da Fazenda e teria sido concedido a outra empresa, a Linx Transportes Ltda – EPP, para do documento conhecido como CTRC (Conhecimento de Transporte Rodoviário de Cargas), e não de nota fiscal.
O promotor de Salinas, Vinícius Alcântara Galvão, determinou prazo de dez dias para a Prefeitura de Santa Cruz de Salinas entregar ao Ministério Público fotocópia de toda a documentação. O prazo venceu sem manifestação do prefeito. A denúncia, que pode atrapalhar os planos de reeleição de Albertino Teixeira da Cruz, eleito em 2004 com 1.413 votos para governar o município de apenas 5.192 habitantes, também foi entregue à Delegacia da Polícia Federal em Montes Claros.
Para o leitor que chegou até aqui, uma reflexão. Será que os tucanos mineiros, tão ciosos da pompa e circunstância de suas plumagens, já providenciaram a expulsão dos correligionários de Santa Cruz de Salinas?

postado por BLOG DO LUÍS CLÁUDIO GUEDES as 24/04/2008 10:47:25 #

AGORA, VAMOS AO PRESENTE

PUBLICAMOS ABAIXO A SENTENÇA DA JUIZA DA 2ª VARA DA COMARCA DE SALINAS - MG, DRA. ALINE MARTINS STOIANOV, REFERENTE AO CASO ACIMA, COM DATA DE 04/07/2014.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 







  Prefeitura Municipal de Santa Cruz de Salinas 2021-2024 29 de abril às 19:13 O prefeito atento às demandas do Município reuniu-se hoje com...