sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Sedinor libera 94 obras de abastecimento de água no Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha


O secretário de Estado de Desenvolvimento e Integração Norte e Nordeste, Paulo Guedes, em Salinas, deus ordens de serviço para a instalação de sistemas de abastecimento de água em dezenas de comunidades rurais




  
Foto: Divulgação / Sedinor de Minas Gerais / Agência Minas
Acompanhado do diretor-geral do Idene, Ricardo Campos, e da secretária-adjunta, Juliana Pacheco, ele se reuniu com prefeitos, vereadores, presidentes de associações comunitárias e de diversas outras entidades dos municípios do entorno de Salinas e Taiobeiras, no Norte de Minas.
O encontro no município de Salinas reuniu cerca de 350 lideranças de 17 cidades da região. Além de debater os principais programas e ações executados pelo Sistema Sedinor/Idene, o secretário Paulo Guedes anunciou o início das obras de instalação de 94 sistemas simplificados de abastecimento de água para contemplar comunidades rurais de 36 municípios do semiárido. O investimento no valor de R$ 10,2 milhões é parte de um convênio firmado com o Ministério da Integração Nacional que prevê a instalação de 516 sistemas por meio do programa Água para Todos e terá um investimento total de R$ 83,6 milhões.
 Em Salinas, foram assinadas ordens de serviço para os municípios de Curral de Dentro (comunidades de Itaberaba de Baixo, Água Branca e Associação dos Moradores do Gentil); Santa Cruz de Salinas (Traçadal e Brasamundo); e Salinas (comunidades de Jacurutu, Capiravas, Patricinho e Alto da Matrona). O coordenador estadual do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs), Gustavo Xavier, que também participou do encontro, autorizou a liberação de 50 mil metros de tubos para atendimento às comunidades que precisam fazer novas ligações de água.
 O secretário Paulo Guedes também falou de outras ações do Sistema Sedinor/Idene. Dentro do programa Água para Todos, destacou a implantação das cisternas de placas e de polietileno, os barreiros e as pequenas barragens, todos em parceria com o governo federal. Disse que a Secretaria vai retomar o Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR), o Brasil Alfabetizado (que em breve terá nova licitação) e o Artesanato em Movimento entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Prefeitura Municipal de Santa Cruz de Salinas 2021-2024 29 de abril às 19:13 O prefeito atento às demandas do Município reuniu-se hoje com...