sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Sedinor libera 94 obras de abastecimento de água no Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha


O secretário de Estado de Desenvolvimento e Integração Norte e Nordeste, Paulo Guedes, em Salinas, deus ordens de serviço para a instalação de sistemas de abastecimento de água em dezenas de comunidades rurais




  
Foto: Divulgação / Sedinor de Minas Gerais / Agência Minas
Acompanhado do diretor-geral do Idene, Ricardo Campos, e da secretária-adjunta, Juliana Pacheco, ele se reuniu com prefeitos, vereadores, presidentes de associações comunitárias e de diversas outras entidades dos municípios do entorno de Salinas e Taiobeiras, no Norte de Minas.
O encontro no município de Salinas reuniu cerca de 350 lideranças de 17 cidades da região. Além de debater os principais programas e ações executados pelo Sistema Sedinor/Idene, o secretário Paulo Guedes anunciou o início das obras de instalação de 94 sistemas simplificados de abastecimento de água para contemplar comunidades rurais de 36 municípios do semiárido. O investimento no valor de R$ 10,2 milhões é parte de um convênio firmado com o Ministério da Integração Nacional que prevê a instalação de 516 sistemas por meio do programa Água para Todos e terá um investimento total de R$ 83,6 milhões.
 Em Salinas, foram assinadas ordens de serviço para os municípios de Curral de Dentro (comunidades de Itaberaba de Baixo, Água Branca e Associação dos Moradores do Gentil); Santa Cruz de Salinas (Traçadal e Brasamundo); e Salinas (comunidades de Jacurutu, Capiravas, Patricinho e Alto da Matrona). O coordenador estadual do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs), Gustavo Xavier, que também participou do encontro, autorizou a liberação de 50 mil metros de tubos para atendimento às comunidades que precisam fazer novas ligações de água.
 O secretário Paulo Guedes também falou de outras ações do Sistema Sedinor/Idene. Dentro do programa Água para Todos, destacou a implantação das cisternas de placas e de polietileno, os barreiros e as pequenas barragens, todos em parceria com o governo federal. Disse que a Secretaria vai retomar o Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR), o Brasil Alfabetizado (que em breve terá nova licitação) e o Artesanato em Movimento entre outros.

Defesa Civil de Minas Gerais abre edital para credenciamento de caminhões-pipa



13 de agosto de 2015

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais realizará Credenciamento de Pessoas Físicas e Jurídicas para transporte e distribuição de água potável para consumo humano através de caminhões-pipa, para atender os municípios mineiros assolados pela seca ou estiagem, decretados por situação de emergência ou estado de calamidade pública. Inicialmente serão atendidos 45 municípios do Estado, contemplando 114 rotas.
 O credenciamento acontecerá nos dias 20, 24 e 27 de agosto, nos municípios de São João do Paraíso, Araçuaí e Montes Claros, respectivamente. Para mais informações e acesso ao Edital de Credenciamento acesse o site: www.defesacivil.mg.gov.br. O extrato do Edital foi publicado no Diário Oficial de Minas Gerais n. 146, de 07/08/15.

Credenciamento:

Em São João do Paraíso: Berizal, Indaiabira, Ninheira, Santa Cruz de Salinas, Santo Antônio do Retiro, São João do Paraíso, Taiobeiras e Vargem Grande do Rio Pardo.

Em Araçuaí: Araçuaí, Cachoeira do Pajeú, Divisa Alegre, Francisco Badaró, Jenipapo de Minas, José Gonçalves de Minas, Leme do Prado, Medina, Minas Novas, Novo Cruzeiro, Padre Carvalho e Pedra Azul.
 Em Montes Claros: Bocaiuva, Botumirim, Capitão Enéas, Francisco Dumont, Glaucilândia, Grão Mogol, Icaraí de Minas, Itacambira, Itacarambi, Janaúba, Japonvar, Juramento, Juvenília, Lassance, Luislândia, Matias Cardoso, Mirabela, Olhos D’água, Pai Pedro, Patis, Pirapora, Porteirinha, Riacho dos Machados, Várzea da Palma e Verdelândia.

  Prefeitura Municipal de Santa Cruz de Salinas 2021-2024 29 de abril às 19:13 O prefeito atento às demandas do Município reuniu-se hoje com...