domingo, 18 de outubro de 2015

SEDINOR CONSTRUIRÁ 8 PEQUENAS BARRAGENS EM SANTA CRUZ DE SALINAS






ÁGUA PARA TODOS














A Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais – Sedinor iniciou mais uma ação do programa Água para Todos, em parceria com o governo federal. Durante reunião realizada no dia (21/9), em Brasília/DF, o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, autorizou o repasse de recursos federais para a construção de pequenas barragens em municípios do Norte e Nordeste de Minas Gerais.

A ação está inserida no Termo de Compromisso 062/2013, firmado entre o Sistema Sedinor/Idene e o Ministério da Integração Nacional, que prevê um investimento de R$ 100,9 milhões na instalação de 962 pequenas barragens, beneficiando famílias de 151 municípios. A primeira parcela é no valor de R$ 8 milhões.

As pequenas barragens são barramentos de 7 mil metros cúbicos, que podem atender cerca de cinco famílias, cada. A captação e o armazenamento da água são feitos no período chuvoso para utilização no momento posterior de estiagem. O principal objetivo é a irrigação de pequenos cultivos e a dessedentação de animais, amenizando os efeitos da falta d’água que podem resultar na morte de rebanhos inteiros. “O problema da seca tem se agravado na região e já compromete a permanência de inúmeras famílias no campo. Com ações como esta, é possível garantir que pequenos produtores consigam superar esses períodos difíceis em suas comunidades”, disse o secretário Paulo Guedes.

O Termo de Compromisso nº 62/2013 para implantação de 962 barreiros, prevê 8 (oito) para o município de Santa Cruz de Salinas.

  Prefeitura Municipal de Santa Cruz de Salinas 2021-2024 29 de abril às 19:13 O prefeito atento às demandas do Município reuniu-se hoje com...